sábado, 13 de maio de 2017

Nasce o Movimento Luta Pelo Socialismo!


Nasce o Movimento Luta Pelo Socialismo!


Por Coordenação Nacional do M-LPS


Plenária e a Mesa de Abertura  
No 1º de Maio de 2017, dezenas de militantes reunidos no Sindicato dos Vidreiros de São Paulo participaram da Plenária Nacional organizada pelos companheiros e companheiras da Fração Democracia Operária que foi constituída por ex-militantes e simpatizantes da organização Esquerda Marxista. No último mês de março houve uma ruptura com aquela organização. 
Após um café da manhã, conversas e confraternização, a abertura da plenária ficou por conta dos músicos Guilherme Vazquez e Gustavo Bali, militantes ativos do movimento de cultura na cidade de São Paulo e Guarulhos.


Pedro Serrano MES-PSOL e Cris Borges
A seguir a companheira Cris Borges do PSOL Itatiba-SP iniciou os trabalhos. A mesa de abertura foi composta pela Cris (secretária da mesa), Miranda (Coordenação da Fração), Pedro Serrano da Coordenação Nacional do MES (Movimento de Esquerda Socialista) - PSOL e Silvia Ferrara Executiva Nacional do MAIS (Movimento Alternativo Independente e Socialista), também compôs a mesa (virtualmente) o camarada Humberto Belvedere (Bel) veterano militante revolucionário desde a década de 1960. 


Pedro Serrano MES PSOL


O companheiro Pedro foi o primeiro a tomar a palavra: "Saúdo essa plenária e o nascimento desta nova organização em um momento tão importante. Vocês tem uma importante contribuição com a experiência sindical e de construção na classe operária para o PSOL. Estamos diante de uma grande oportunidade de construir uma alternativa à esquerda na situação. O dia 28 mostrou toda essa possibilidade... Bem vindos ao PSOL, deixo a saudação a nova organização do MES-PSOL."


Silvia Ferraro MAIS


Logos depois a companheira Silvia explicou quem era "...O MAIS é uma 
organização nova, nascida de uma cisão com o PSTU... A vida é feita de encontros e desencontros... Apesar de sermos organizações novas, como sempre diz Valério Arcary: nós viemos de longe.. Quando Lênin chegou na Russia em abril de 1917 e todos comemoravam a derrubada do Csar, ele disse que a tarefa agora era lutar por Paz, Pão e Terra que o governo Provisório não trouxe. A grande tarefa é forjar outro projeto que enfrente o capital e o imperialismo"



Miranda 
Miranda ressaltou "O momento histórico que estamos vivendo no Brasil e no mundo, um momento de polarização social e que exigirá desta geração a superação das ilusões no reformismo na linha da Frente Única se mantendo fiel a independência de classe e na luta pelo Socialismo. A organização que vamos constituir hoje, mesmo com forças limitas, devemos auxiliar no combate pela construção de um partido de classe de massas, operário e socialista. A Greve Geral do dia 28 abriu um novo cenário da luta de classes, o proletariado novamente confia em suas próprias forças depois de anos das direções tradicionais impor a colaboração de classes"



Humberto Belvedere


Via internet também recebemos uma saudação do camarada Bel,  "Saúdo a presença dos representantes do MAIS, MES e estou muto feliz com a audiência e presença nesta plenária. Num momento de acirramento da luta de classes se abre uma grande oportunidade para a construção de uma organização revolucionária com os métodos, táticas e estratégia corretas."



Leitura do Manifesto
No período da tarde foi debatido o Manifesto de constituição da nova organização e uma Resolução Organizativa. Foram feitas 20 inscrições durante o debate e ao final foi aprovado o Manifesto Por Movimento Luta Pelo Socialismo, eleita uma Coordenação Nacional e por unanimidade aprovado o nome: 
MOVIMENTO LUTA PELO SOCIALISMO


Aprovação do Manifesto e adoção do nome Movimento Luta Pelo Socialismo

"Lançamos este manifesto nesta plenária, em 1º de maio de 2017, como a pedra fundamental de um edifício que será erguido por muitas mãos colaborando juntas na enorme tarefa de ajudar na construção de partido revolucionário com programa marxista e o método do materialismo dialético. E que só pode se completar na luta pela construção de uma Internacional revolucionária e de massas." (Manifesto Por um Movimento Luta Pelo Socialismo 1º de Maio 2017) leia o manifesto : 



Num clima de emoção e alegria, no encerramento todos acompanharam os Guilherme Vazquez e Gustavo Bali cantando a Internacional.

Unidade para derrotar as Reformas da Previdência, Trabalhista e a Lei da Terceirização!

Fora Temer e o Congresso! Nenhum Direito a Menos!

Longa vida ao MOVIMENTO LUTA PELO SOCIALISMO!


 São Paulo, 1º de Maio de 2017

2 comentários:

  1. Foi uma PLenária muito produtiva. Excelentes discussões e num clima de muito ânimo para construir a nova organização.
    Parabéns a todos e todas que participaram!

    ResponderExcluir